Muitas pessoas não sabem, mas o café da manhã é uma das principais refeições do dia. Enquanto dormimos, nosso organismo esgota as nossas reservas de glicose. Após 8 a 12 horas sem alimentação, seu cérebro e músculos não terão a energia necessária para as atividades a serem desempenhadas durante o dia.
Segundo o nutricionista clínico e esportivo Márcio Leandro Ribeiro de Souza, “o café da manhã prepara o nosso corpo para um aumento do gasto metabólico, oriundo das atividades diárias, seja no trabalho, academia ou afazeres domésticos, e por isso devemos dar uma atenção especial aos alimentos adequados em energia e nutrientes”.

Um bom café da manhã diminui o apetite durante todo o dia. Inúmeras pesquisas mostram que as pessoas que não consomem o café da manhã apresentam cansaço excessivo, irritação e exaustão durante a manhã. Por outro lado, aquelas que possuem o hábito de alimentar-se ao acordar são mais ativas, habilidosas nas tarefas que exigem memória e boas na resolução de problemas.

E essa situação ainda agrava-se mais quando a pessoa não toma o café da manhã e resolve se exercitar. A má alimentação na parte da manhã é muitas vezes o motivo de mal-estar e tonturas durante o exercício. A atividade física requer um aporte nutricional e energético enorme, e como não houve fornecimento adequado de energia, o organismo busca outras fontes, comprometendo o rendimento do atleta e síntese muscular, diz Márcio. O café da manhã aumenta força e concentração, interessantes para quem pratica atividade física, segundo pesquisas.

O especialista reforça que escolhas saudáveis devem ser usuais, como por exemplo, frutas e cereais, leite e derivados, sucos naturais, pães integrais e queijos. “Um bom café da manhã deve ser rico em fibras, proteínas, frutas e grãos integrais. A escolha de alimentos gordurosos ou de baixa qualidade nutricional pode provocar um emagrecimento inadequado, perda da força muscular e hipoglicemia”, diz o nutricionista Márcio.

_________
*Márcio Leandro Ribeiro de Souza é nutricionista clínico e esportivo, com atendimento em consultório e domiciliar. E-mail para contato: marcionutricionista@yahoo.com.br

Texto escrito em 10/08/2010