Como você entende essa situação?
Hoje eu estava almoçando e uma pessoa me chamou a atenção. Uma mulher sentada bem na minha frente, com o rosto apoiado nas mãos enquanto comia. Parecia abatida, com preguiça, como se comer fosse uma situação extenuante e ela parecia muito cansada. Igual na foto. Muitas pessoas podem achar que nós, NUTRICIONISTAS, ficamos analisando outras pessoas comendo, mas não. Eu pelo menos não fico olhando para outras mesas, encarando pessoas e vendo se comem certo ou errado. Não faço isso porque o meu horário de comer é sagrado, e tento aproveitá-lo da melhor maneira possível dentro das possibilidades. Mas nesse dia não teve jeito. Aquela mulher me chamou a atenção. Com certeza várias pessoas passaram ali e acharam que era preguiça ou cansaço. Já eu a vejo como DESNUTRIDA, com um desequilíbrio tão grande de nutrientes, capaz de provocar aquela cena. Ali com certeza estava faltando nutrientes para produção de energia, para a produção de serotonina. Provavelmente sobrava cortisol, xenobióticos, disbiose.
E quando olhei o prato: um monte de batata frita, gorduras, carne de porco e bacon. Nenhuma verdura e um excesso de carboidratos. Ela estava bebendo refrigerante e bem ao lado do seu prato um prato de pudim de leite condensado como sobremesa. E vocês podem achar que eu fiquei assustado com um prato desses. Mas de jeito nenhum eu pensei algo do tipo, afinal para mim é óbvio que ela ia comer aquilo, afinal o desequilíbrio nutricional ativa nosso sistema de recompensa no cérebro e a compulsão por doces, carboidrato simples e gordura aumenta muito. Por isso aquele prato foi feito pela mulher (mesmo sem perceber é claro).
Eu precisava contar isso para que vocês, seguidores do blog e da fanpage no Facebook, pensem um pouco sobre como está sua alimentação. Já parou pra pensar que aquela compulsão por doces à noite, ou o cansaço ao longo do dia, ou então a dificuldade para dormir à noite pode ser oriunda de um desequilíbrio nutricional? E que recorrer a um medicamento pode tratar o sintoma e não a real causa do problema?
Até quando você vai insistir em não reconhecer a importância da alimentação saudável na sua vida? Procure um nutricionista (de preferência funcional) e comece a mudar seus hábitos. Pratique SAÚDE !!!
Não deixe de cadastrar seu email no meu blog ou visitar a fanpage Marcio Souza Nutricionista no Facebook.
Abraços do seu nutricionista Márcio Leandro Ribeiro de Souza (BH-MG).